Desde 2005 oferecendo produtos com qualidade.

Com capacidade média de produção de 30 mil metros quadrados por mês, a Vitrax traz desde 2005, quando ainda era conhecida por Tempertins, a segurança e a qualidade dos vidros temperados planos para o Tocantins. Em pouco tempo, a indústria de vidros já conseguiu um feito inédito no Estado: a certificação de qualidade de seus produtos conferida pelo selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

A certificação foi obtida em março, após seis meses de preparação e testes (ensaios) que confirmaram a qualidade do produto tocantinense, atestada pela entidade credenciada pelo Inmetro para certificar vidros temperados, o Instituto Falcão Bauer da Qualidade. Para alcançar a certificação, os vidros temperados foram submetidos a verificações dimensionais e visuais, teste de resistência ao choque térmico e mecânico e o teste de fragmentação e segurança. Os resultados devem atender às exigências da norma que especifica os requisitos gerais, métodos de ensaio e cuidados necessários para garantir a segurança, a durabilidade e a qualidade do vidro temperado plano em suas aplicações na construção civil, na indústria moveleira e nos eletrodomésticos da linha brancas, além de fornecer a metodologia de classificação deste produto como vidro de segurança (NBR 14698/01).

Além de atender a demanda do Tocantins, a Vitrax expandiu a comercialização de seus produtos para estados como a Bahia, Goiás, Maranhão e Pará. A Vitrax trabalha com vidros temperados com espessura a partir de 4 milímetros. Estes vidros são amplamente utilizados em janelas, divisórias, portas, vitrines, box de banheiros, balcões de farmácia, dentre outras utilidades.

A classificação do vidro como temperado está relacionada ao processo de aquecimento e resfriamento rápido do vidro, utilizado para alterar a composição molecular do vidro comum. Na têmpera o vidro é aquecido até 650º C, e resfriado em seguida, através de um sistema de ventilação. A principal diferença do vidro comum para o temperado está na segurança e resistência. Um vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum e, quando quebra, parte-se em pedaços pouco cortantes e bem pequenos, oferecendo mais segurança e resistência.

Para garantir que a qualidade dos produtos será mantida após a certificação, diariamente são aplicados testes de fragmentação e segurança nos produtos.